sábado, 20 de junho de 2015

Tribos Sul Africanas de grande importância cultural

E ai pessoal, tudo bem? Hoje decidi fazer um post diferente aqui no blog e falar um pouco sobre as diferentes etnias presentes na África do Sul, oficialmente conhecida como República do Sul da África, que fica localizada entre o oceano Atlântico e Indico. 
Pra quem ainda não sabe  o Sul Africano é conhecido por sua diversidade de culturasidiomas e crenças religiosas. São aproximadamente Onze línguas oficiais que são reconhecidas pela Constituição do país.
Depois de algumas pesquisas e muito estudo, finalmente trouxe um pouco a respeito das principais etnias e algumas curiosidades super interessantes que você pode conferir no decorrer da matéria. 


Zulu



Os Zulus são considerados um grande clã da Africa do Sul. Eles vivem em territórios como Lesoto,SuazilândiaZimbábue e MoçambiqueA população de zulus na África do Sul foi estimada em 11 milhões de pessoas, segundo a revista The Economist. A província sul-africana do KwaZulu-Natal é considerada a sua pátria original.

Swazi


Eles habitam um pequeno trecho na fronteira entre a África do Sul, e um dos menores países do continente africano, a Suazilândia. Os swazis são uma tribo que ainda vive como se o tempo não tivesse passado. Muitas tradições curiosas e atos religiosas são seguidos à risca por este grupo, que, para muitos, parou no tempo.
Os swazis nunca desenvolveram a escrita em milênios de existência, e suas histórias foram transferidas de pai para filho ao longo dos anos em sua língua própria, o Swati, semelhante aos dialetos das nações Zulu e Xhosa. Como não há escrita, não há também nenhum registro deles antes da dominação que sofreram por longos anos pela tribo dos tarsitas.
Descendentes dos Nguni, eles chegaram à região na qual vivem até hoje entre os séculos 12 e 14. As mulheres swazis usam os cabelos no estilo conhecido como Black Power natural. Chamado de colmeia, os fios têm uma trança única, além de contas e búzios para adornar.
A nação Swazi também é famosa por seu artesanato. Nas barracas e mercados de toda a Suazilândia, há esculturas, joias e as tradicionais armas do povo, como lanças e escudos, produzidas pela tribo.

Ndebele


povo Ndebele é um grupo étnico Africano localizado na África do Sul e no Zimbabwe. A maior parte deles encontra-se em Bronkhorstspruit. As origens do povo Ndebele ainda são um mistério. A etnia conta com uma população em torno de 700 mil pessoas.
Os Ndebele ao contrário de muitas outras tribos da África do Sul, conseguiram preservar as suas tradições ancestrais ao longo do século. O que todos nós sabemos é aquilo que podemos ver, e o que vemos é arte e muita cor nas suas casas. Uma combinação de arquitectura e arte únicas  são a principal característica deste belo povo africano.
As mulheres de Ndebele lembram as "mulheres girafa" da Tailândia, pois usam colares em forma de aro no pescoço, bem como nas pernas e braços.
.
xhosa

Os Xhosa são o segundo maior grupo etnico da África do Sul. Na África do Sul a população dos Xhosas é de 8.419.000. Eles vivem tranquilamente, como se estivesse no século 19. A tribo ocupa o Cabo Oriental, a zona mais remota e abandonada da África do Sul. Pacíficos procuram manter suas tradições para garantir a coesão tribal e a paz social. A cultura Xhosa se caracteriza por ser uma sociedade muito aberta e de assimilação de valores, fato que permitiu um contato pacífico e proveitoso com outros povos. O grupo também utiliza um idioma próprio.
Uma característica marcante é que eles pintam o rosto de branco. Os meninos pintam todo o corpo da argila branca para o ritual de transição da idade adulta.
Mulher Xhosa com pintura ocre e argila cuidadosamente aplicada na face, associado aos costumes tradicionalistas e conservadores, porem as pessoas se refere a eles pejorativamente como amaqaba, literalmente, as manchas.


Basotho



O povo Basotho vive na África do Sul desde meados do século V em clãs disperços, e possuem uma população de 3,5 milhões na África do Sul.
Os ancestrais do povo Basotho viveram na África Austral, desde o 5º século. A nação Basotho emergiu da piplomacia realizada em Moshoeshoe que reuniu clãs diferentes de Sotho-Tswana e houve a dispersão do povo Bosotho em toda a África do Sul no início do século 19. Hoje a maioria do povo vive em um país chamado Lesoto.

Bapedi

Pedi (também conhecido como Bapedi, Bamaroteng, Marota, Basotho, Sotho do Norte - em seu sentido mais amplo), tem sido um termo cultural / linguístico - anteriormente usado para descrever todo o conjunto de pessoas que falam diferentes dialetos da língua sotho que vivem na Província do Limpopo da África do Sul, mais recentemente, o termo "Northern Sotho" substituiu o "Pedi" para caracterizar esta coletividade de grupos.

Eles vivem espalhados em Gauteng, Limpopo, e Mpumalanga e contam com aproximadamente 4 milhões de pessoas. A grande mairoria dos Bapedi vivem em Limpopo, sendo praticamente 50% da população neste local. 
Na região de Johanesburg são 1,5 milhões de pessoas, enquanto que em Mpumalanga são mais 350 mil.

Venda

Os Vendas possuem aproximadamente um milhão de pessoas desta etnia espalhadas entre a África do Sul e o Zimbabwe. Este povo é originário do congo, e se especula que imigraram para a região fronteiriça entre Zimbabwe e a África do Sul seguindo o rio Limpopo durante a fase de expansão Bantu.

Tswana

Etnia encontrada em sua grande maioria na África do Sul, em Botswana, e em pequenas proporções no Zimbabwe e Namibia. A população de Botswana é composta pela maioria de Tswanas, mas é na África do Sul que encontra-se o maior número absoluto desta etnia.

Tsonga

Tonga, tongas ou Tsonga people, abrangem a maior parte de África do sul, sendo eles Suazilândia, Moçambique, Malawi, Zâmbia e Zimbabwe. 
Nesses países, há regiões onde um ou mais idiomas e / ou dialetos são mais dominante. Por exemplo, na África do Sul, as pessoas Tsonga são encontrados principalmente nas províncias do Limpopo, Mpumalanga, KwaZulu-Natal e Gauteng , com populações menores em North-West e Free State. 
Dentro destas províncias, há vilas e cidades onde eles são mais prevalentes, embora isso está mudando continuamente na nova África do Sul.
A maioria ou todo o sul de Moçambique é habitada por pessoas Tsonga, diversamente nomeados como Copi, Rhonga, Ndzawu, Tonga, Shangana, e Tshwa. Historicamente e atualmente as pessoas Tsonga em Moçambique estão entre os rios Limpopo e Save. 

Fonte; Iseu Tribos e Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário